segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Homenagem a Minha Filha



..................Existem dias que não estamos com “saco” para tolerar certas coisas; ai alguém vem até você, te abraça e começa a te beijar; senta em suas pernas e te faz um carinho; faz-te mil perguntas sobre coisas que até você não sabe o que é. Começa a falar em coisas sem sentido, em assuntos sem nenhum “pé nem cabeça”; por um instante algo que poderia te irritar te enobrece.
..................Ai ela vem e fica sobre você, põe a mão no seu pescoço e começa a te beijar, te pede algo que sem duvida você com raiva não daria, e como sempre ela consegue o que quer de uma forma ou de outra, você não discute; põe a mão na carteira e o que tiver você lhe dá. E mesmo ficando sem o dinheiro do lanche no trabalho, você a vê ir embora com sua merenda das três da tarde saltitante e feliz, mostrando para todos que ela tem dinheiro; sem sombra de duvidas irá gastar com besteiras; mas você a fica olhando até que ela se vá e os velhos pensamentos negativos te rodeiem novamente.
..................Existem horas que você está a mil, até que alguém vem até você te chamando no diminutivo, talvez se fosse de outra pessoa você se irritasse, mas como é ela você aceita e a ouve. Como quem há muito tempo não lhe via, ela lhe dá um longo abraço que até chega a sufocá-lo, se esparrama sobre você e muda de canal bem na hora da noticia do ultimo jogo do campeonato “o que seu time está por um triz para ser tetracampeão”, simplesmente por que em outro canal está passando o pica-pau ou qualquer outro desenho besta que com certeza você nunca iria vê; mas como ela está inteiramente sobre você, não lhe resta outra opção a não ser a vela se “acabando” de tanto sorrir de algo tão sem sentido.
..................Existem minutos que a sua cabeça está por um triz para estourar, você não suporta o barulho que o vizinho está fazendo com o som do carro, que está ensurdecedor e que ele teima em lavar na porta da sua casa causando o maior lameiro por que o garoto da outra vizinha está brincando com o cachorro que late sem parar, você está sem tempo para terminar aquele relatório de final de ano que o patrão teima em pedir a você sempre entre os dias 22 e 23 de Dezembro só para lhe lembrar que você vai entrar o ano com pendências. Ai ela vem de mancinho, com paços leves, você a vê de longe meio que se escondendo com o rosto vermelho e olhos lacrimejantes e lhe mostra o dedo que tem uma fresta de madeira. Você esquece do barulho, dos latidos do cachorro e dos gritos do “bruguelo” da vizinha, e por um minuto você é o salvador da pátria por que retirou algo que a incomodava e a impedia de fazer suas atividades tão importantes.
..................Existem segundos que você está pensando o que vai fazer com os dois “mizeros” dias que ganhou do patrão como folga; de repente a imagem de uma praia e um iate luxuoso se vão quando ela vem de longe gritando quase como se o mundo fosse acabar lhe falando em uma língua rústica ”talvez um Tupi-não entendi” coisas que você prometerá e que pelo trabalho constante já se esquecera. Você até pensa em lhe dizer que “não”, ai como “cachorro que quer sair da chuva” ela lhe fita com aqueles olhos grandes lhe falando “mas você prometeu”; e como se você tivesse cometido o prior dos crimes seu coração começa a se contorcer por dentro quase que saindo do peito, e o resultado é eminente: você cede mais uma vez. Mas logo a tristeza de perder aquele final de semana com os amigos daquela pelada com os colegas se transforma em alegria quando ela termina aquele longo e apertado beijo no seu rosto que até deixa marca mesmo sem que ela use batom.
..................Pra completar depois de um dia cansativo, ela vem só de pijama arrastando o lençol que você já lhe avisara para não carregar para a sala quando for hora de dormir, suas palavras parecem não surtir efeito sobre aquele corpo cansado de tanto correr, pular, girar “e olha que você tinha labirintite” e de tanto sorrir; sobe em cima de você sem querer saber se você também está cansado ou não e vai se arrumando de um lado para outro, como aqueles gatos manhosos quando vão dormir na cama de granfino, puxa o lençol até a cabeça forrando a nuca e enchendo sua boca de pano; e para completar lhe pede uma canção.
..................Depois de tudo você terá que levá-la até seu quarto, com ela no colo e sabendo que já não está tão maneira assim; os anos são cruéis. Você a põe na cama; e é ali, quando você a vê deitada, toda “encurujada” por que o lençol saiu de sobre ela, é nessa hora que você vê o quanto você a ama, e que tudo que você fez ou faz vale apena.
..................E você começa a sorrir sozinho lembrando das brincadeiras e trapalhadas, dos “abraços de urso”, e dos “me dá uma moedinha”, tudo isso faz com que você se emocione e fique como confeiteiro a admirar o bolo magnífico que fizera para o casamento, e você percebe que você está mesmo apreciando a obra de arte, a mais bela e perfeita que o homem pode criar.
..................Depois de tudo um ultimo toque te faz chorar sem querer uma frase com um nome pesado para quem tem por ele respeito e responsabilidade, e uma palavra que aos olhos de um poeta se torna mais bela do que romances inabaláveis; “Boa noite PAI !”.


..................E sua noite se completa firmando o dia perfeito na magnitude de ser PAI.

....................................01 de Dezembro de 2008 Robson Teixeira.


..................Carla Karynne Muniz Teixeira o papai ama você demais !!!!!!

................................Vou fazer uma tatuagem com o nome dela em mim...


Nenhum comentário: